Sucessora dos chamados Baby Boomers, a geração Millennial, também conhecida como geração Y, engloba o conjunto das pessoas que estão entre a adolescência e a vida adulta. Eles cresceram ouvindo de seus pais que poderiam revolucionar o mundo e fazer o que quisessem. Por isso, hoje, acatam ideias liberais, ao mesmo tempo em que se frustram com mais facilidade.
O engajamento da geração Y se dá principalmente por meio das redes sociais, já que cresceram ao redor de um mundo tecnológico que viu nascer a internet. Militam e defendem propostas como o casamento gay, inclusão das minorias em diversas instâncias, a legalização de drogas, o aborto e apoiam ideias sustentáveis. Ou seja, os Millennials querem com certeza impactar.
Como boa parte da sociedade, têm que lidar também com a pressão social de atingirem a vida considerada ideal: casar, ter um bom emprego e uma vida financeira estável. Mas esses objetivos nem sempre são fáceis de se alcançar, o que resulta em jovens com a saúde mental cada vez mais comprometida. Assim, os Millennials buscam novas formas de se relacionar e de lidar com o mundo, às vezes tachados de “difíceis de se controlar”.
O que esses jovens adultos estão à procura de um estilo de vida alternativo, desde às roupas às próprias finanças. Estão buscando uma maneira de viver em que possam ser aceitos, ao mesmo tempo que se sintam libertos. Assim, com seus celulares em mãos, divulgam seus pensamentos instantaneamente para que o mundo todo veja.
Pensando em tudo isso, para esta edição do Repórter Unesp, abordamos assuntos que analisam a fundo a geração Y. Produzimos reportagens que permitem conhecer um poucos mais do estilo de vida, comportamento, política e economia vividos e construídos pelos Millennials. Além disso, a edição conta com uma lista, um ensaio fotográfico e uma reportagem especial.
Aproveitem a leitura!
Editora-chefe: Mariane Arantes
Editora-adjunta: Larissa Cavenaghi
Gestora de Mídias Sociais: Lívia Reginato
Foto de Capa: Pixabay
NESTA EDIÇÃO:
Nova moda: a personalidade que se veste
Novos padrões de consumo dos Millennials refletem na música
Jovens online enfrentam relações sem conexão
A busca dos Millennials por uma vida saudável
A diferença que a tecnologia faz
Consumo ético, sustentável e consciente é a nova meta
Para refletir e agir: o engajamento político na internet
Questões financeiras ganham novos status com geração Y
Diferenças entre gerações refletem no ambiente familiar
Os jovens adultos estão mais moderados ao consumir álcool e drogas ilícitas
Como a geração Millennial lida com o equilíbrio psicológico