Browse By

Mobilidade digital: praticidade e informação

Não é um segredo. O mundo está sofrendo grandes transformações devido ao avanço da tecnologia digital nos últimos anos. É impossível ignorar as inúmeras facilidades oferecidas pelas tecnologias digitais. Mas é preciso refletir sobre o nível de dependência a que as pessoas estão submetidas.

A mobilidade é um dos principais fenômenos tecnológicos. Ela permite ao usuário desenvolver atividades que envolvam o acesso à internet em qualquer lugar. Caio Baxega, 23, trabalha em uma empresa de consultoria e auditoria. Para ele, a mobilidade representa um avanço para as suas atividades diárias. “Por exemplo, para pagar a fatura do seu cartão ou do seu celular, você não precisa se deslocar até um caixa ou banco, pode fazer isso do próprio celular ou computador”.

Fonte: Federação Brasileira de Bancos (Febraban)

Fonte: Federação Brasileira de Bancos (Febraban)/ Infográfico: Gabriel Oliveira

Os smartphones permitem receber e-mail, conversar em chats e navegar na internet. “Celular hoje em dia é praticamente um computador. Mas uso o meu apenas para interação e entretenimento”, afirma Caio. Para o trabalho, ele conta que utiliza apenas computador ou notebook.

Nesse sentido, é evidente que o homem depende da tecnologia e que isto se acentuou nos últimos anos. Rodrigo de Freitas, 31, é consultor de energias. Ele usa tecnologias diariamente para uma diversidade de tarefas, entre elas trabalho, informação e para interagir com a sua família e amigos. Ele acredita que conseguiria ficar sem o uso de tecnologias, mas que depende dela de alguma forma. “Hoje mesmo enviarei meu Ultrabook pra assistência técnica e devo ficar uns 30 dias sem ele. Estou tranquilo! Só que entendo que a vida pode ficar complicada caso eu precise realizar alguma atividade que dependa dele no meu trabalho, por exemplo.”

Mobilidade e preços baixos

Segundo dados apurados pela consultoria de tecnologia IDC,  o Brasil vendeu mais tablets do que notebooks e computadores de mesa pela primeira vez em 2013. Isso ocorre porque a mobilidade torna-se um item importante quando se procura um dispositivo, algo que os tablets oferecem com mais facilidade. Além disso, os preços estão mais acessíveis.

Fonte: Ibope e Anatel/ Infográfico: Gabriel Oliveira

Fonte: Ibope e Anatel/ Infográfico: Gabriel Oliveira

Em Bauru, a conclusão é a mesma, os dispositivos mais populares entre os consumidores são tablets e smartphones. A procura por notebooks e computadores é cada vez mais baixa, conta Camila Eduarda Vieira, vendedora de uma loja de produtos eletrônicos em Bauru. “Acredito que seja pela portabilidade, mobilidade e a praticidade. Outra facilidade também é poder ter acesso à informação de qualquer lugar” comenta.

Reportagem: Felipe García

Produção: Gabriel Oliveira

Edição: Amanda Tiengo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *