Você sabe o que são os Pontos de Cultura?
Pontos de Cultura são projetos financiados pelo Ministério da Cultura (MinC) e implementados por organizações, governamentais ou não, que foram selecionadas através de editais públicos, regulamentados pelas Portarias MinC, no. 156, de 06 de julho de 2004 e no. 82, de 18 de maio de 2005.
Lançado pelas cidades de todo o Brasil, o projeto faz parte do Programa Cultura Viva, nascido em 2004, que tinha como objetivo principal potencializar iniciativas de gestão e criação cultural.
Quando firmado o convênio das organizações contempladas com o MinC, cada Ponto de Cultura recebe a quantia de R$185 mil, em cinco parcelas semestrais, com o intuito de investir no projeto. Dentre os investimentos, a primeira parcela no valor mínimo de R$20 mil é reservada para a aquisição de equipamentos de multimídia, usando o software livre oferecido pela coordenação do MinC, além de materiais audiovisuais e o que for prioritário para o Ponto de Cultura.
Em Bauru, 10 instituições foram contempladas pelo edital do Ministério. Entre elas, CIPS, o Cine Clube “Aldire Pereira Guedes”, Olorokê, ONG Periferia Legal, Instituto Cultural Aruanda, Acaê Alfa, Instituto Acesso Popular, Clube de Viola de Bauru, Casa da Esperança e Fundação Inácio de Loyola/Família de Nazaré.
“No primeiro ano, em 2011, tivemos a estruturação desses projetos. Agora, no terceiro e último ano, já somos cobrados pela renovação desse projeto pela sociedade. Com esse pedido de continuidade, significa que o projeto foi bem aceito”, comenta o Diretor da Divisão de Ensino às Artes, Nilson Batista Junior.