Fundada em 2009 a partir de uma parceria entre o ProPublica e o The New York Times, o DocumentCloud vai ao encontro do jornalismo de dados. Organização sem fins lucrativos, recebeu o apoio da Fundação Knight e já foi gerida pelo Investigative Reporters and Editors de 2011 até agosto de 2017. A plataforma online basicamente permite efetuar busca, análise, compartilhamento e publicação de documentos.
A plataforma permite que você compartilhe o seu trabalho. (DocumentCloud - Divulgação)
Afinal, o que dá para fazer com a ferramenta? Como auxilia no jornalismo de dados? Simples: com ela você pode acessar informações abrangentes sobre as pessoas, locais e organizações mencionadas nos documentos carregados; construir linha do tempo a partir de acontecimentos e datas mencionados; acessar documentos semelhantes aos carregados; usar o bloco de notas público para fazer anotações sobre os documentos e destacar as principais passagens.
Jornalismo de dados
Confira um tutorial de como utilizar a ferramenta. (Vídeo: Kurt Gessler)
Ele pode facilitar a busca de informações, pois as relaciona entre si. Com ele você pode vasculhar documentos judiciais ou coletivos, examinar e divulgar contratos, relatórios e memorandos. Permite ainda que jornalistas de diferentes países se ajudem em volta de um determinado assunto.
As maiores vantagens são poder passar diretamente para as áreas do documento sobre a pessoa ou empresa em questão; a fonte é aberta, para que outros possam usar o seu código para criar produtos idênticos; aceita qualquer tipo de documento; o jornalista pode vincular o documento investigado diretamente em seu site de notícia; totalmente gratuito. Ou seja, é uma plataforma bem acessível.
Mas, como nem tudo são flores, você só pode usar a ferramenta se for membro de alguma organização de notícias. E é bom ir treinando o seu inglês!
Veja também:
Sarau do viaduto dá voz à periferia e diversidade bauruense