A Ocupação das ETECS em São Paulo e a mobilização estudantil secundarista no Brasil
Estudantes fazem revindicações por todo o país, através de ocupações e manifestações, exigindo direitos da educação
Desde os meses de novembro e dezembro de 2015 os estudantes secundaristas se mobilizam ao longo do país, exigindo melhorias no ensino, na infraestrutura das escolas e outros direitos relacionados à educação. A mais recente movimentação em São Paulo aconteceu na última semana. No dia 28 de abril estudantes da rede estadual de ensino e das escolas técnicas ocuparam o Centro Paula Souza, perto da estação da Luz, na capital. As ações ganharam maior atenção da mídia com a ocupação da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) no dia 3, exigindo a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito que investigue a fraude na merenda escolar no estado. A outra pauta principal dos estudantes se refere aos cortes nas verbas destinadas à educação. Ambos os espaços foram desocupados na última sexta feira (6), seguidos por manifestações na cidade.
Até o último fim de semana, o número divulgado pelo Centro Paula Souza, apontava 11 Etecs ocupadas. Uma delas é a Etec Pirituba, localizada na zona norte da cidade. Os estudantes começaram a se mobilizar na última terça-feira (3) e mostraram um pouco de sua rotina dentro da escola.
Outros momentos das reivindicações estudantis
Diversos momentos foram relevantes nas reivindicações estudantis no país nos últimos meses. Estudantes do Rio de Janeiro também se organizam e ocupam escolas, paralelamente ao movimento em São Paulo. Confira no infográfico abaixo, as principais datas acontecimentos nessa dinâmica da mobilização secundarista no país.