Carnaval 2016: comunidade bauruense se prepara para a folia
A festa mais esperada do ano está chegando: saiba o que os blocos e escolas de Bauru estão reservando para os foliões neste carnaval
O carnaval é uma das festas mais tradicionais no Brasil: as pessoas saem às ruas junto aos bloquinhos e as escolas e cantam os ritmos e marchinhas mais famosos na companhia dos amigos. A cidade de Bauru já teve a reputação de melhor carnaval do interior paulista, perdendo apenas para a capital São Paulo.
Embora os desfiles tenham ficado parados por 10 anos, a expectativa do Mestre Rogério e Mestre Baby – mestres à frente da Esquadro da Independência e da bateria da Mocidade Unida da Vila Falcão, respectivamente – é de que a folia ressurja com mais força.
O festejo mais popular do Brasil está de volta na cidade, e as escolas de samba e blocos estão com os preparativos a todo vapor para proporcionar o melhor do carnaval bauruense. Abaixo, um pouco do que as escolas e blocos reservam para a edição de 2016:
Grêmio Recreativo e Escola de Samba Acadêmicos da Cartola
A Cartola, de grande tradição em Bauru e vencedora do carnaval por 12 vezes, foi fundada em 13 de março de 1976, e é hoje em dia classificada entre as cinco maiores e mais bem estruturadas quadras de samba do estado de São Paulo, com sede própria.
Neste ano a escola comemora 40 anos de fundação, e a temática pretende retratar os principais desfiles da escola durante as quatro décadas: a paixão de ser Cartola e tudo o que ela construiu ao longo do tempo, conta a relações públicas Ana Paula Madureira.
Os carros escolhidos para o desfile pertencem aos enredos mais marcantes. Com aproximadamente 1500 pessoas na avenida, a escola vai sair com 12 alas, mais 80 pessoas da ala da bateria e 30 na ala das baianas. Em cada ala há no mínimo 60 pessoas, sendo que algumas chegam a ter 80.
“O carnaval é muito importante para Bauru porque é uma festa popular, e vemos na quadra pessoas que economizam o ano todo para vir e participar dos ensaios e depois, do carnaval. Existem pessoas que têm o carnaval como única diversão o ano inteiro, sem contar que ele é ferramenta de geração de renda para a cidade”,
afirma Ana Paula.
[metaslider id=9156]
Mocidade Unida da Vila Falcão
Previamente conhecida como Mocidade Independente da Vila Falcão, a nova escola foi fundada em 03 de janeiro de 2013 e formou uma equipe para conduzir a bateria, com novas ideias e projetos, tendo como mestre da bateria Marcos Vinicius Flores Soares, popularmente conhecido como Baby.
Neste ano, em parceria com o Esquadra da Independência – Esquadra da “Indepa” –, a Secretaria de Cultura e o Hip Hop de Bauru, vem realizando seus animados ensaios na Estação Ferroviária da cidade.
Com o tema “Asas, para que te quero?”, as fantasias e carros alegóricos pretendem retratar tudo o que remete a asas e voo: pássaros, aviões, astronautas e até super-heróis. As fantasias foram elaboradas pelo carnavalesco Jorge Santana, com a verba obtida de eventos, patrocínios e de colaboradores.
A Mocidade Unida irá desfilar no sambódromo com 7 alas mais a bateria, com expectativa de 900 integrantes na avenida, sendo 70 destes somente bateria e ritmistas. A maior dificuldade da bateria, segundo os mestres, é não fugir do enredo: o ritmo e o samba precisam estar dentro do tema.
Bloco Ouro Verde 100% Arte
O Bloco Ouro Verde 100% Arte, este ano com o tema “Saudades, doces lembranças”, homenageará Walter Neto, radialista de extrema importância para a história de Bauru. A bateria, comandada por Gilberto Cabral de Melo, popularmente conhecido por Mestre Negão, ensaia todas as terças, quartas e quintas-feiras.
O desfile da agremiação será no sábado de carnaval, dia 06 de fevereiro, às 22h30 no sambódromo da cidade. São esperados 198 integrantes, com fantasias feitas por ateliês e costureiras, e todas as alegorias do desfile foram construídas no Centro Comunitário da cidade.
Bloco Só Vai Quem Bébi
Ao som do samba enredo “Só Vai Quem Bébi na esperança do amanhã”, composto por Anderson de Paula, o Bloco abrirá o carnaval no sambódromo de Bauru no sábado, dia 06 de fevereiro, às 19h30.
O Só Vai Quem Bébi é formado por músicos e boêmios de Bauru, representa um espaço para a irreverência e alegria na avenida. “Neste ano, o tema fala de esperança, de nossas crianças, viver em comunidade em harmonia, que é um sonho do Brasil”, diz Ivo Fernandes, um dos diretores da agremiação.
As fantasias dos foliões e da bateria é um abadá, enquanto que as fantasias da rainha de bateria e da porta estandarte são confeccionadas pelos próprios usuários. São esperadas em torno de 400 pessoas para o desfile.
Repórter: Bárbara Christan
Produção Multimídia: Mariana Fernandes
Edição: Ingrid Woigt
2 thoughts on “Carnaval 2016: comunidade bauruense se prepara para a folia”