Não haveria época melhor para falar sobre cultura digital. O mês de março começou com a Pesquisa Brasileira de Mídias e acabou com a aprovação do Marco Civil pela Câmara. A pesquisa revelou que a internet é o segundo meio de comunicação mais usado pelos brasileiros, enquanto o Marco propõe uma Constituição que regulamente os direitos e deveres desse uso.
Março se foi, e abril começou no mesmo ritmo. Em meio a tantas mentiras, a divulgação de pesquisas realizadas em 2013 trouxe dados bem reais sobre o mercado de tecnologia. No ano passado, a venda de tablets ultrapassou a de notebooks e desktops pela primeira vez no Brasil. Além disso, a venda de celulares bateu recorde. Foram 67,8 milhões de aparelhos, dos quais 52% são smartphones – maioria também pela primeira vez.
Os números, portanto, mostram que muitos brasileiros estão dispostos a pagar – caro – pelos dispositivos que desejam, mas nem todos. Na tentativa de driblar os altos impostos e a falta de oportunidades, alguns recorrem aos mercados paralelos e acabam influenciando práticas criminosas – vide o crescente número de roubos de celulares.
Roubados ou não, esses gadgets são considerados ultrapassados e descartados cada vez mais rápido. Infinitas atualizações, versões e lançamentos, aliados a um consumismo incentivado, trazem mais uma vez à tona o conceito de obsolescência.
Conseguiremos nos informar e acompanhar tal evolução? Ou seremos engolidos pelo entretenimento e considerados obsoletos antes mesmo dos aparelhos? Em tempos de globalização e convergência, é impossível separar cultura de cultura digital. Nossa cultura é a cultura digital, onde notícias são opiniões e selfies são protestos.
Lucas Leite – Editor chefe
NESTA EDIÇÃO:
A batalha do Marco Civil não acabou
Pesquisa revela os hábitos dos brasileiros na internet
Inclusão digital: o papel do Estado no acesso à informação
Ligando os Pontos de Cultura à internet
Mobilidade digital: praticidade e informação
E-commerce e feiras de troca atraem consumidores de eletrônicos
Deep Web: o que você quer (e pode) encontrar
Artigo: O Marco Civil e a bolha da internet
Jornalismo em quadrinhos: entenda a elaboração do Marco Civil
2 thoughts on “Nº 04 – 2014 | Cultura digital”