Nº 11 – 2014 | Futebol e Cultura Esportiva
Recentemente, uma campanha publicitária da Cerveja Foca transformou o futebol em religião. Sim, em religião! Aproveitando a Lei da Liberdade Religiosa que permite que qualquer fiel saia em horário de trabalho para “professar seus credos”, desde que a religião seja reconhecida pelo governo brasileiro, a equipe da cervejaria conseguiu um advogado e oficializou em um cartório o futebol como a religião com mais seguidores no país.
Só essa estratégia de marketing demonstra uma coisa que define o esporte como algo estereotipado: o Brasil é o país do futebol. Ou melhor: será que o Brasil realmente é o país do futebol?
Para essa edição, nossa equipe iniciou um jogo para tentar descobrir e entender essa pergunta. Entre um drible e outro, a repórter Maria Tebet conseguiu resgatar um pouco da história do esporte, mostrando também a necessidade de se manter a memória do futebol viva; a repórter Amanda Tavares deu também uns “olés” e trouxe uma visão mais mercadológica e dos bastidores do esporte, enquanto que Mariana Torres e Mayara Reis mostraram que o futebol se trabalha muito com números e que esses números são motivados pelo consumo dos fãs, que gritam enérgicos das arquibancadas!
Por fim, até uma crônica surgiu no final daquele jogo de domingo e um pequeno ensaio fotográfico na prorrogação do jogo trabalhou com a evolução do esporte – do futebol jogado no campo de terra de um bairro qualquer até os estádios abandonados e as memórias do esporte esquecidas.
Ah, e repare uma coisa: nosso time de repórteres é composto basicamente por mulheres e elas dominaram a bola muito bem, mostrando que não só os homens entendem do esporte.
Será que marcamos um gol? Ou foi contra? A resposta você manda pra gente. Mas, esperamos, que você tenha um bom jogo e uma boa reflexão.
Lucas Loconte – editor-chefe
NESTA EDIÇÃO:
Por que o futebol?, por Maria Tebet
Transmitindo o gosto pelo futebol, por Maria Tebet
Museu do Futebol, memória e Copa do Mundo, por Maria Tebet
A arte do futebol, por Mayara Alves dos Reis
Mania nacional, por Mariana Torres
Sobre o casamento perfeito entre a cerveja e a chuteira, por Mariana Torres
Amadorismo 1 x Negócio 0, por Amanda Tavares
Lembranças do jogo, por Maria Tebet e Lucas Loconte