SimilarWeb: do monitoramento de audiência à pauta
Na WEB 2.0, são fundamentais ferramentas que facilitem a busca de dados e a criação de pautas, num meio em que é excessiva a quantidade de informações. O SimilarWeb é um dos principais aplicativos que auxiliam na obtenção de referências de sites disponíveis na rede. Ele mede o tráfego online do mundo inteiro, coletando dados como page views, número de visitantes diários/mensais, perfil dos frequentadores, etc. Além de ser um bom recurso empresarial para gerenciamento de audiência, também ajuda a pré-produção jornalística.
Em 2009, os criadores Or Offer e Nir Cohen desenvolveram o aplicativo na cidade de Tel Aviv, Israel. Inicialmente pensado como uma ferramenta simples, o SimilarWeb recebeu rodadas de investimento em 2010 e 2013 e hoje é considerado uma das mais promissoras empresas do “Vale do Silício Israelense”, o Silicon Wadi.
Leia mais na entrevista com Fabiano Finger, representante do SimilarWeb no Brasil
O monitoramento da audiência é o recurso mais interessante para as corporações de mídia, especialmente para se pensar as produções de determinado veículo alinhadas aos interesses de seu público – assim como é possível o monitoramento da concorrência. No entanto, é fundamental entender o SimilarWeb como uma ferramenta do profissional do jornalismo, no que se refere a seu uso para captação de informações e pautas.
A análise da audiência de um site pode constituir um primeiro passo no fazer jornalístico. O aplicativo pode ser um local para se obter as informações primárias, que depois serão apuradas e desenvolvidas em uma reportagem. Um jornalista pode, por exemplo, extrair uma pauta de um súbito aumento ou de uma queda repentina da audiência de determinado site, ou entender melhor o perfil dos usuários que o acessam. Com uma interface simples de usar, a versão gratuita da ferramenta já oferece uma gama de recursos para o profissional da mídia. Outros, que desejam uma versão mais aprofundada das análise de público, podem contratar os serviços do SimilarWeb Pro.
Com tantos dados à disposição, até mesmo na versão gratuita do SimilarWeb, cabe o questionamento quanto ao modo de obtenção dessas informações. De acordo com os administradores do site, os dados são coletados a partir de uma amostragem, que inclui apenas os usuários que instalaram a extensão da ferramenta em seus navegadores. Mas é difícil dizer o quão cientes do monitoramento eles estão ao aceitarem os termos propostos pelo SimilarWeb. Além disso, parece não ser claro o acordo entre as corporações e websites monitorados; empresas concorrentes podem facilmente acessar as informações de outros sites do ramo, colocando em cheque a privacidade corporativa.
Por Caroline Braga, Ihanna Barbosa, Jonas Lírio e Lígia Morais
Leia mais:
SimilarWeb vs Google Analytics
SimilarWeb nas Planilhas Google