Browse By

Vida nova para o campinho

O campinho do Jardim Nicéia foi a atração do dia 20 de abril. As crianças animadas corriam pra participar da oficina de pipa e da partida de futebol, e ainda ajudaram a construir e instalar um banco de bambu. Tudo isso foi parte do projeto Taquara, da Unesp, que reuniu estudantes e moradores para tornar o campinho um lugar melhor para todos.

O projeto conta com alunos de vários cursos e busca juntar a universidade e a comunidade com ações que ajudem o meio ambiente. Apesar do Jardim Nicéia ser bastante próximo da Unesp, é a primeira vez que o Taquara visita o bairro. A atividade é importante porque permite que os alunos pratiquem os conhecimentos aprendidos na sala de aula e os moradores participem de atividades que melhoram o bairro. Além disso, todos se divertem e aprendem uns com os outros.

Os alunos do Projeto Taquara ensinaram as crianças como utilizar o bambu para construções e se divertiram com as brincadeiras. Foto: Moema Novais

Dividindo-se entre o futebol e a oficina, o integrante do projeto, Lemuel Simis, falou sobre a importância da ação comunitária. “A gente tem que levar o conhecimento da universidade para os bauruenses, aumentando os laços com a Unesp. Vimos aqui um lugar perfeito para fazer isso, e está sendo bem proveitoso, espero que não acabe hoje”, diz o estudante. As crianças em volta de Lemuel confirmam o sucesso da iniciativa e, de todos os presentes, são as mais interessadas e prestativas, como ele mesmo observou.

A mãe de algumas crianças que entraram na brincadeira, de longe, acha graça. A moradora Lúcia Alves Pereira diz que o projeto é uma coisa boa para o bairro e uma forma das crianças se divertirem também. “Meus filhos estão lá no meio do pessoal, é bom que eles ocupam a cabeça com alguma coisa”, completa Lúcia.

A parceria entre o Taquara e o Nicéia não terminou aí. Os integrantes do projeto, sempre que podem, jogam bola e conversam com os jovens do bairro. Mas não é só brincadeira! O Taquara está com o projeto de criar um palco no campinho e dar um curso sobre como aproveitar o bambu. E os meninos do Nicéia retribuíram a visita recentemente: nas últimas semanas, eles foram até a Unesp para fazer pequenos produtos, como copos, chaveiros, cinzeiros, talheres e até presentes para o dia das mães.

Conheça mais sobre o Projeto Bambu Taquara na matéria da TV Unesp:


Reportagem: Amanda Moura, Lígia Morais e Moema Novais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *