Edição Piloto – 2015 | Corpo e movimento: ritmos, dança e coreografias
Está no gingado dos b-boys. No batuque simbólico do maracatu. Na concentração do ginasta. No riso da criança em seu primeiro contato com o picadeiro. Os diferentes ritmos e seu diálogo com o corpo estão presentes em várias esferas das vidas das pessoas. Assumem um papel emocional, histórico e cultural dentro da diversidade do nosso país. Trazem influências de fora, mas que não escapam a autenticidade e multiplicidade do toque brasileiro.
Mais do que apenas lazer, danças e estilos musicais, são parte daquilo que somos. O hip hop, por exemplo, exerce um papel político e social na vida daqueles que o constroem. O caráter autoral das bandas independentes é a expressão do cenário underground do país, é a criatividade misturada às novas tecnologias e mídias sociais do contexto atual. A capoeira é mais do que luta, mais do que música, mais do que dança. Faz parte da ética e da estética que marca a resistência dos povos africanos que foram trazidos para o Brasil.
Há tons para todos os gostos e objetivos. Os acordes e suingues da edição buscam mostrar um pouco da pluralidade contida em um tema tão amplo como “corpo e movimento”. A música e a dança não só possuem diferentes vertentes, mas também diversas formas de manifestação. Nesta edição, procuramos explorar os ritmos e movimentos como formas de expressão individual e coletiva, como esportes e a partir dos gêneros que contemplam.
Nathalia Rocha – Editora-chefe
srs.nathalia@gmail.com
As raízes da capoeira: luta, dança e jogo
Respeitável público, o circo chegou!
Os desafios do cheerleading no Brasil
O fortalecimento do Hip Hop bauruense
Wise-madness e Acesso Hip Hop: o movimento de Bauru
One thought on “Edição Piloto – 2015 | Corpo e movimento: ritmos, dança e coreografias”