Edição Piloto – 2015 | Gestão de recursos hídricos
A água é um recurso renovável presente em praticamente todos os momentos da nossa rotina, seja na higiene básica, no transporte ou na alimentação. Mas será que ela pode ser encarada como um recurso infinito? Podemos considerar que o problema da seca só atinge o nordeste do país? A crise hídrica que atingiu o estado de São Paulo nos últimos meses parece indicar que essa preocupação é de todos. Nessa edição do Repórter Unesp, falamos com especialistas e também com a população para informar o leitor sobre a preocupante falta d’água.
O Estado sofre com alarmantes níveis de seca desde fevereiro de 2014, sendo que o Sistema Cantareira, um dos maiores do mundo, teve diminuição drástica e o seu índice de capacidade utilizável foi o pior desde a sua criação. Engenheiros e metereologistas nos explicaram sobre a gestão dos recursos hídricos e também sobre racionamento, em panorama geral em relação ao tema.
Com a crise em destaque na mídia, muito do que foi observado pela população gerou dúvidas sobre o que estava acontecendo. De quem seria a responsabilidade da gestão de recursos hídricos no Estado? Quais alternativas poderiam trazer a recuperação dos danos trazidos pela crise? Nossos repórteres foram em busca dessas respostas e prepararam um material especial para a edição.
Já que a crise também chegou a Bauru, o Repórter Unesp conversou com representantes do Departamento de Água e Esgoto (DAE) para esclarecer aspectos da crise e do gerenciamento de abastecimento hídrico na cidade. Além disso, fomos ao Rio Batalha, principal fonte de água de Bauru, para sabermos como funciona a captação e a distribuição de água na região.
Não podemos nos esquecer de que os mais afetados pela falta d’água no dia a dia são os moradores das cidades. Dias e dias sem poder lavar a louça, tomar banho, sem poder abrir a torneira com tranquilidade. Pensando nisso, fomos às ruas de Bauru para saber como a vida da população é prejudicada e quais bairros estão sofrendo mais com a crise.
Para ficar bem informado sobre esses tópicos e muito mais, confira as matérias da nossa edição piloto do Repórter Unesp:
Marina Gonçalves Moia – editora-chefe
marinagmoia@gmail.com
NESTA EDIÇÃO:
Crônica de uma crise anunciada, por Carolina Baldin Meira e Lívia Lago
O meio ambiente diante da crise hídrica, por Giovanna Diniz e Mariana Amud Fernandes
Água em Bauru: quem é o responsável?, por Gabriela Baraldi Passy
Entrevista: consciência e esclarecimento para um bom uso da água, por Gabriela Baraldi Passy
As duas águas de Bauru, por Rodrigo Berni e Vinícius Cabrera
A crise d’água na rede, por Amanda Fonseca