Chequeado.com
O que é? Para que serve?
Chequeado é um site argentino lançado em 2010 com o objetivo de verificar o discurso e os dados apresentados por pessoas que de alguma forma têm influência na sociedade, como por exemplo: políticos, empresários, meios de comunicação e outras instituições. Os discursos da presidenta Cristina Kirchner são muitas vezes verificados em tempo real. O site é dividido em oito partes, sendo elas:
- Chequeo Diario: as notícias e informações diárias em relação a veracidade das mesmas
- El Explicador: a explicação de certos temas que estão em pauta
- Personajes: esta parte contém uma lista com nome de alguns políticos e ao clicar em cada nome, você pode verificar a veracidade de alguns discursos e afirmações que eles fizeram
- Mitos y fraudes: parte destinada à checagem de informações de âmbito mais geral, mitos e verdades da vida cotidiana
- Medios: verificação de informações proferidas por meios de comunicação
- Que fué de?: retoma alguns assuntos que já estiveram em pauta
- Quién lo dijo?: esclarece quem é o autor de certas afirmações e discursos
- Hilando fino: parte destinada a detalhar certas informações publicadas no site, caso haja alguma reclamação por parte das pessoas citadas nas matérias
Vídeo Institucional do site Chequeado
Como pode ser usado no jornalismo?
Verificar e noticiar a veracidade do discurso público deveria ser uma das funções do jornalismo. Contudo, isto nem sempre acontece. Chequeado.com mostra como é importante e essencial expor para sociedade a contradição do discurso público em relação à realidade.
O site também é uma peça inovadora no sentido de que, além de fiscalizar o discurso público, possibilita a sua documentação histórica bem como consultas posteriores. Para o jornalismo, a documentação dos fatos e o fácil acesso a eles dá mais agilidade ao fazer jornalístico, sendo mais rápido e dinâmico o processo de produção de uma matéria. O site serve como uma espécie de banco de dados a ser consultado livremente, podendo, além de fiscalizar os discusos a partir da opinião pública como pautar outros debates na mídia, contextualizando muitas informações, promessas e realizações de pessoas públicas ou instituições de interesse público.