Browse By

Chuvas e falta de planejamento urbano em Bauru: a combinação que mais causa estragos na cidade

As fortes chuvas que atingem Bauru causam estragos na pavimentação, além de alagamentos e proliferação dos focos de dengue na cidade

Camila Pasin, Isabela Romitelli e Laura Fontana

CHUVA

As chuvas, seja por sua falta ou excesso, são sempre motivo de preocupação para a população bauruense. A estiagem acarreta problemas respiratórios, além da diminuição do nível dos reservatórios responsáveis pelo abastecimento da cidade. Quando abundantes, as chuvas também podem causar problemas como alagamentos, aumento do número de crateras na pavimentação urbana, além da consequente proliferação de focos de dengue.

Em Bauru, uma forte chuva que atingiu a região Centro-Oeste Paulista na tarde deste sábado, causou estragos. Além dos alagamentos, acidentes de trânsito também foram ocasionados pela tempestade, por conta do desligamento de semáforos e por eventuais caso de aquaplanagem.

Mas o que fazer para que as chuvas não continuem causando graves problemas em Bauru? Não podemos culpar a natureza por catástrofes como estas, afinal a falta de estrutura da cidade também tem grande parte de culpa. A drenagem de água é precária, e o excesso de asfalto em detrimento das áreas verdes só colabora para o aumento dos pontos de alagamento. Essas e outras consequências do crescimento desordenado e não acompanhado de políticas públicas nas áreas de saneamento básico e obras das cidades são as principais causadoras dos transtornos urbanos estruturais em Bauru.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *