Uma história, várias histórias
Aplicativo Storify permite que se construa histórias por meio de publicações das redes sociais
Criado em 2011 por Xavier Damman e Burt Herman, o Storify é uma ferramenta de curadoria que atende não só jornalistas, mas também todos os contadores de histórias online, como blogueiros, editores e qualquer internauta. Afinal, hoje em dia, com o avanço dos recursos na web, todos nós somos considerados produtores de conteúdo. Porém, ao mesmo tempo em cresce a gama de possibilidades fornecidas pela rede, há um acúmulo informacional muito grande. É nesse contexto que o Storify atua, permitindo a construção de uma narrativa coerente a partir de conteúdos migrados de redes sociais.
Enquanto que nas redes sociais em si as informações, muitas vezes, tornam-se desconexas ao usuário pela quantidade de conteúdos veiculados e a não interligação entre eles, o Storify permite a integração entre imagens, vídeos, links e publicações de diferentes redes, construindo uma história lógica. De forma a tornar a história ainda mais interessante e pessoal, o usuário pode editá-la e contextualizá-la a partir da utilização de determinados recursos, como títulos, textos, cabeçalhos, hyperlinks, entre outros.
Extremamente útil no ramo jornalístico para a construção de reportagens com base nas informações compartilhadas nas redes sociais, o Storify permite que se utilize como fonte as mídias Twitter, Facebook, Flickr, YouTube, Instagram, Tumblr, o buscador Google, feeds Rss e endereços URL, além de outras opcionais. Para compartilhar as histórias criadas no Storify em outros endereços da web, basta colar o código de incorporação, assim como é feito com vídeos. O aplicativo é grátis, mas possui uma versão especial para empresas, chamada enterprise, mais rica em recursos e ferramentas. O valor depende do uso que será aplicado pela empresa.
Entenda melhor:
Pronto para criar sua história?