Nº 18 – 2015 | Festa Junina
Junho mal acabou e a redação do Repórter Unesp já quer voltar para o mês das quadrilhas, fogueiras e bandeirinhas. Como ainda não dá pra voltar no tempo, decidimos dedicar a edição desse mês às festas que tomam conta do país em junho.
Além de aproveitar o vinho quente e brincar na barraca da pescaria, fomos descobrir como as festas juninas se tornaram o evento que são hoje em dia e como são comemoradas em lugares bem longe de Bauru, lá no Nordeste. A distância só prova que, em qualquer outro lugar do país, as festas juninas são parte da cultura do brasileiro. Ao conhecer mais dessa cultura, é mais fácil entender os costumes, as danças, os símbolos e as comidas típicas de junho. Também não deixamos de ver lados menos comuns da festa toda, como a propagação do estereótipo do caipira e o recente processo de gourmetização das comidas da época.
Da origem do forró, passando por simpatias a Santo Antônio até uma quadrilha cheia de amor na escolinha, essa edição do Repórter Unesp está deliciosamente junina.
Jonas Lírio – editor-chefe
liriojonas@gmail.com
Isabela Romitelli – editora-adjunta
isabelaromitelli@gmail.com
NESTA EDIÇÃO:
Sejam todos bem-vindos ao arraiá de São João!
Com quantas culturas se faz um arraial?
Oxente, tem São João para todo lado
Forró, lembrança cantada do sertão