Secretaria de Saúde de Bauru tem programas específicos para a mulher e a criança
Ações educativas, clínicas e laboratoriais compõem os serviços públicos de saúde voltados à saúde feminina e infantil em Bauru
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Bauru administra a saúde da população segundo as normas e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Ela promove o atendimento nas áreas de urgência e emergência, pediatria, ginecologia e obstetrícia, clínica geral, odontologia básica e vacinação.
Em meio às várias iniciativas da secretaria, estão os programas específicos de Saúde da Mulher e de Saúde da Criança, coordenados respectivamente por Sueli Alves e Patrícia Oliveira.
Saúde da Mulher
O Programa Municipal de Saúde da Mulher visa promover, a partir de ações educativas, clínicas e laboratoriais, assistência para as alterações no estado de saúde de mulheres de todas as faixas etárias.
A prevenção de câncer de mama e de colo de útero é feita através de ações educativas que pretendem facilitar o diagnóstico precoce das patologias. Quando uma paciente está com suspeita ou confirmação do câncer, ela é encaminhada para o Serviço Municipal de Prevenção de Câncer (SOPC). O programa Mulheres de Peito também atua de forma significativa na prevenção e no diagnóstico precoce. A estratégia prevê que todas as mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos, nos meses de seus aniversários, procurem uma UBS para agendar um exame de mamografia sem ter de passar pelo médico.
O Programa Municipal de Saúde da Mulher também abrange o planejamento familiar, de modo a elucidar dúvidas a respeito da anticoncepção e fazer indicações dos métodos contraceptivos – desde as camisinhas feminina e masculina até o DIU – que são distribuídos em todas as UBS da cidade.
Pré-natal, pré-parto, parto e puerpério
A gravidez é um evento que passa pela vida da maioria das mulheres e, bem como toda alteração no estado do corpo, ela necessita de acompanhamento e atendimento especializado. Em Bauru, a assistência às gestantes prevê o diagnóstico precoce da gravidez, o acompanhamento do pré-natal de baixo risco e puerpério (fase pós-parto), além da realização de exames clínicos e laboratoriais. As UBS trabalham em conjunto com a Maternidade Santa Isabel, a única maternidade que faz partos pelo SUS em Bauru, que também atua fazendo exames no pré-natal de alto risco.
“Às vezes acontece de estar chegando perto do nascimento e a gestante vai à consulta de pré-natal, e precisa de uma avaliação mais detalhada, algum outro exame, e o médico acaba encaminhando ela pra cá”, conta Andréa Carvalho, enfermeira obstetriz e gerente de enfermagem da Maternidade Santa Isabel.
A maternidade, criada em outubro de 1978, tem 72 leitos disponíveis e uma taxa de ocupação mensal de 76%. “Nós somos referência para parto de baixo risco para Bauru e alto risco para Bauru e região. São 18 municípios em que nós somos referência”, complementa Andréa.
Leia mais: Maternidade Santa Isabel é a única a atender pelo SUS em Bauru
Saúde da Criança
No Programa Municipal de Saúde da Criança existe o serviço de Defesa da Vida do Lactante, que acompanha crianças de até 6 meses de idade que apresentem fatores de risco à sobrevivência; já a Puericultura monitora o crescimento das crianças até os dois anos. Há também a Vigilância Nutricional, que acompanha as crianças de até 4 anos e 11 meses que não têm evolução do peso adequada.
Ainda no quesito nutrição, a Secretaria Municipal de Saúde oferece, dentro dos Programas Especiais, o Programa de Atenção à Nutrição Infantil (PANI) e o Programa de Nutrição e Suplementação Alimentar (PNSA). O PANI tem como público alvo as crianças de até 3 anos que apresentarem baixo peso ou risco de desnutrição, e o objetivo é recuperar e manter o estado nutricional através do fornecimento de uma fórmula láctea. O crescimento das crianças é acompanhado e é proposta a reeducação alimentar da família como um todo. Já o PNSA atende crianças e adolescentes portadores de patologias que levam a distúrbios nutricionais e, por isso, precisam de fórmulas, módulos e suplementos especiais.
Por meio das ações da SMS, crianças de 6 meses a 2 anos, bem como as gestantes e as puérperas, têm a possibilidade de receber um suplemento de ferro profilático, que previne o surgimento de anemia ferropriva. A Secretaria também trabalha com a triagem neonatal, realizada através do Teste do Pezinho, que detecta precocemente a presença de algumas doenças congênitas, tais como a fibrose cística. Crianças que são privadas da amamentação, por variados motivos, têm como alternativa o Banco de Leite Humano, que coleta, pasteuriza, conserva, armazena e distribui o leite. O Banco, que é referência regional, também atua como incentivador do aleitamento materno.
Além disso, as crianças, os adolescentes e os jovens até 20 anos e 11 meses em sofrimento grave, intenso e complexo têm a possibilidade de participar de atividades terapêuticas e psicossociais, através do Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPS i).
Serviço:
Banco de Leite Humano
Endereço: Praça das Cerejeiras, 1-40.
Atendimento: das 7h às 19h, de segunda à sexta-feira.
Telefone: (14)3226-3227.
Centro de Apoio Psicossical Infanto Juvenil (CAPS i)
Endereço: Rua Azarias Leite, 13-38, Vila Mesquita.
Atendimento: das 7h às 8h.
Telefone: (14)3227-2574 / (14)3214-3668.
Serviço de Orientação e Prevenção do Câncer (SOPC)
Endereço: Rua Manoel Bento Cruz, 11-26, Centro.
Atendimento: 7h às 17h.
Telefone: (14)3218-9086 / (14)3223-1576
Confira a lista completa dos serviços de saúde em Bauru, clicando aqui.
Reportagem: Gabriela Baraldi Passy
Produção de multimídia: Carolina Baldin Meira
Edição: Mariana Caires