Universitários a serviço da população
Os cursos de ensino superior das universidades em Bauru oferecem estágios, clínicas e projetos de extensão na área da saúde. São oportunidades para os alunos colocarem em prática a teoria da sala de aula, o que garante à população um atendimento gratuito de qualidade
Os alunos de Fonoaudiologia e Odontologia da USP exercitam seus conhecimentos em duas clínicas que a Universidade oferece para atendimento ao público. Milena Gargaro, aluna do último semestre de Odontologia, conta que desde o segundo ano atua no local. “Essas clínicas fazem parte da grade. Temos as aulas teóricas, depois praticamos no laboratório e só então vamos para a clínica atender pacientes. Não é matéria optativa, é obrigatória”, completa a estudante.
Os serviços oferecidos são variados na área da Odontologia. Os estudantes atuam na área da dentística, endodontia (tratamento de canal, por exemplo), ortodontia (aparelho), cirurgia e periodontia. No geral, o atendimento é gratuito para o paciente, exceto alguns tratamentos mais caros, como próteses e implantes, que não são custeados pelo governo. Além disso, os alunos têm de comprar os instrumentos que serão utilizados na clínica, o que acaba sendo um investimento para a carreira deles, diz Milena.
Quem chega com dor e precisa de tratamento urgente será atendido exclusivamente por alunos do quarto e último ano, junto com os professores. Já os demais pacientes passam pela triagem e então são encaminhados para os tratamentos adequados, que podem demorar, visto que a procura pelos serviços é grande.
A área de saúde da Faculdade Anhanguera de Bauru realiza diversas ações na comunidade, segundo Lucas Bermejo, professor coordenador do curso de Ciências Biológicas. O educador conta que o curso de Enfermagem faz testes de glicemia e medição de pressão arterial; o curso de Educação Física promove atividades recreativas e antropometria (tirar medidas do corpo); o curso de Ciências Biológicas faz tipagem sanguínea e atua na conscientização sobre os principais temas que se referem à saúde pública.
Além das ações sociais de cada curso, há atividades conjuntas como o Outubro Rosa, que conta com palestras sobre o câncer de mama, arrecadação de dinheiro para a ala de Oncologia do Hospital Estadual, e a Semana da Saúde, um ciclo de palestras e mini-cursos sobre o tema.
Serviço:
USP
Endereço: Alameda Dr. Otávio Pinheiro Brisola, 9-75, Vila Universitária.
Atendimento: 8h às 12h e das 14h às 18h.
Telefone: (14) 3235-8470 (Clínica de Fonoaudiologia) e (14) 3235-8005 Clínica de Odontologia.
Centro de Psicologia Aplicada da Unesp
Endereço: Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01.
Atendimento: 8h às 12h e das 14h às 18h.
Telefone: (14) 3203-0562 / (14) 3103-6090.
Reportagem: Flávia Nosralla
Produção Multimídia: Jonas Lírio
Edição: Laura Fontana