Storify
Grupo B: Bheatriz, Giovanna, Helena, Mariana, Pepita, Tatiana
O Storify é uma ferramenta criada por Burt Herman, ex repórter da Associated Press, e por um engenheiro em 2011 com o objetivo que auxiliar jornalistas e blogueiros. A ferramenta cria, basicamente, um feed personalizado de acordo com o assunto pesquisado. Nele, são mostrados conteúdos publicados em redes sociais que podem ser relevantes para aquela matéria. O Storify tem o intuito de ajudar na construção de histórias baseadas em fragmentos compartilhados através das mídias sociais, ajudando na criação de histórias mais ricas e multimídia. A ferramenta parte da premissa que tweets, fotos, vídeos e posts no Facebook podem ser essenciais na narração de histórias.
Os veículos “Washington Post” e “National Public Radio” foram escolhidos e convidados para testar a ferramenta. O canal em inglês da rede “Al Jazeera” também já usou o site com roteiro na produção de um programa sobre mídias sociais. Do outro lado, as empresas “Levi’s” e “Samsung” também possuem suas contas, mas no intuito de promover campanhas de mídias sociais.
O uso da ferramenta possui dois modos: a versão gratuita e o plano para empresas. O log in gratuito pode ser criado através de um perfil no Twitter, no Facebook ou de um email. Ao clicar em “New Story”, pesquisas e sobre um assunto e a tela se divide verticalmente em duas. Do lado direito, aparece um box com as mídias sociais que servirão como fonte, estando incluídas o Twitter, Facebook, Google+, YouTube, Getty Images, Flickr e Instagram. É possível até escolher qual região do mundo servirá de base para sua pesquisa. No entanto, para receber resultados do Twitter, Facebook e Instagram o usuário deverá logar em suas contas dos respectivos sites. Do lado esquerdo, o jornalista pode editar sua matéria em produção, incluindo manchete, descrição, texto e anexando conteúdo das redes sociais escolhidas. Quando o conteúdo é escolhido do lado direito, ele deve ser arrastado ao lado esquerdo e então passa a fazer parte da matéria. Os usuários que tiverem seus posts citados em alguma matéria receberão uma notificação do site. O resultado final é uma reportagem com texto escrito pelo jornalista e postagens no Twitter, vídeos do Youtube e até fotos no Flickr que enriquecem a narração. Os posts prontos podem ser compartilhados no Twitter, Facebook, WordPress, Tumblr e outros.
O jornal “O Globo” testou a ferramenta e criou uma matéria sobre o Casamento Real (https://storify.com/patriciaroyo/story/) . O resultado é uma reportagem com contextualização, tweets de seguidores, fotos tiradas na Inglaterra e vídeos criados por fãs do casal, o que aproxima a matéria do leitor, tornando sua leitura fácil e dinâmica.
Link da ferramenta: http://storify.com/