TimeLine Js: Construir linhas do tempo de maneira fácil e rápida
Contextualizar temas através de linhas do tempo ás vezes parece ser a maneira mais fácil e capaz de proporcionar a interatividade que o mundo web oferece. Diante disso, o professor Zach Wise e ex-jornalista do New York Times e Las Vegas Sun, percebeu a necessidade de incorporar uma ferramenta inovadora que pudesse ajudar seus alunos e jornalistas sem que eles perdessem tempo. Com a parceria da própria universidade onde dá aulas, Northwestern University, e o laboratório Knight Lab responsável por desenvolver tecnologias nesse meio, surgiu o TimeLine JS.
Desde março de 2010 a ferramenta já foi aplicada nas redações da Time, Le Monde Fr., The Denver Post, entre outros. Totalmente de graça, sem a instalação de nenhum programa, o site explica detalhadamente como fazer sua própria linha do tempo. A única demanda é ter uma conta Google e ter um inglês intermediário. Através de uma tabela Google Docs é só ir preenchendo datas, títulos, texto e o tipo de mídia será inserida. Ela suporta Twitter, Flickr, YouTube, Vimeo, Vine, Dailymotion, Google Maps, Wikipedia, SoundCloud, Document Cloud e muito mais. Como a ferramenta tem sua base em um documento da Google é possível compartilhar e outros colegas auxiliarem na construção da linha do tempo. Após ter tudo completo, é só clicar em “Publicar na web” no menu de “Arquivo” do Google Docs. Vai ser criado um link, copie e cole no site da TimeLine Js, na área destinada a isso. Daí alguns detalhes podem ser escolhidos, como a fonte que será usada na linha do tempo, língua (são suportados 30 idiomas, mas é possível adicionar um novo), onde começa a linha, etc. Pronto! É só pegar o Embed Code e colar onde quiser ou pré-visualizar seu trabalho.
O TimeLine JS se caracteriza como uma ferramenta inovadora que cumpre bastante sua função no mundo atual de velocidade de informações e dinamismo de conteúdo. Quem utiliza essa plataforma pode, em uma única linha do tempo, agregar conteúdos de variados meios como Twitter, SoundCloud, Wikipedia, YouTube etc, transformando o seu produto final em algo completamente rico de informações, sendo que muitas delas, por serem vídeos ou áudios, interagem mais com o leitor. No site que disponibilizamos acima, se concentra um manual de como fazer sua TimeLine em quatro passos. Entre os pontos positivos estão os que já citamos, ser grátis, simples, acessível em uma plataforma que dá acesso compartilhado, possibilidade de integração de plataformas e tem certa adaptação ao diferente público que pode fazer uso dela. Como principal fator negativo, pode-se destacar o fato de só ter versão em inglês, ou seja, quem não tiver algum conhecimento mediano da língua, fica aquém de utilizar esta ferramenta.
Por poder ser compartilhado na web de forma rápida e fácil, além de mais pessoas autorizadas poderem acrescentar informações, a ferramenta é muito útil para os jornalistas, visto que essa construção em linha do tempo se faz eficaz na construção de um contexto panorâmico e dinâmico sobre determinada situação retratada, concentrando seus fatos a partir de uma transcorrência de datas. Nesse sentido, a aprofundação no tema se faz de forma mais interativa. Além disso, podemos ressaltar a inovação que essa ferramenta trouxe em um tempo que o jornalista se tornou múltiplo em suas funções, deixou de ser aquele que apenas escreve, para também tornar-se responsável através da variada quantidade de ferramentas criar um produto chamativo e interessante. Nisso, tecnologias como essas são vantagens no trabalho final.