Browse By

Carnaval em Bauru terá esquema de policiamento

Para garantir a segurança de milhares de pessoas que vão ao Sambódromo e aos blocos de rua, algumas estratégias são adotadas no planejamento do evento

O carnaval de Bauru, grande destaque do interior paulista, acontece em grandes proporções na cidade, atraindo pessoas de toda região. Segundo a Polícia Militar de Bauru, este ano são esperadas cerca de 15 mil pessoas a cada dia de desfiles de blocos e escolas de samba locais no Sambódromo Municipal, que inclui arquibancada, camarotes e pessoas desfilando.

A expectativa se baseia na média de público do carnaval de 2015, um dos maiores que a cidade já viu. Além desta previsão, deve se considerar que, nos horários em que o sambódromo estiver fechado, haverá também concentrações do carnaval popular na Avenida Nações Unidas e em mais dois bairros escolhidos pela prefeitura, que costumam ser bem populosos. Em anos anteriores, o carnaval no Mary Dota chegou a comportar quase 10 mil foliões, segundo o Secretário de Cultura Elson Reis. Este ano, uma das regiões da cidade escolhidas para o carnaval de rua foi o Gasparini, que envolve o Pousada II, o Residencial Nova Bauru e a Vila São Paulo. Será escolhida ainda outra região, a ser definida pela prefeitura.

Mapa Carnaval policiamento

Arte: Gabriel dos Ouros

Apesar das preocupações com a grande quantidade de pessoas circulando, Elson considera que tudo transcorrerá sem grandes problemas. “São milhares de pessoas que vêm, mas é bem tranquilo, bem ‘família’. Graças a Deus, a gente não tem histórico de violência no carnaval, nem grandes ocorrências”, declara ele.

O secretário atribui o bem-estar e segurança da população durante as festividades às parcerias realizadas entre a prefeitura e a Polícia Militar e com as lideranças de bairro. Letícia Marestoni, Capitã de Polícia Militar e Oficial de Relações Públicas, explica as estratégias de segurança: “A Polícia Militar, não só no período das festividades do Carnaval, planeja sua atuação dentro dos ditames do Programa de Policiamento Inteligente, baseado na incidência criminal e eventuais necessidades”. Segundo ela, o Sambódromo é o local em que haverá a previsão de emprego efetivo de Policiais Militares, a fim de garantir a segurança de todos que participarão do festejo.

Há também planejamento e direcionamento do trânsito dos entornos do sambódromo pela EMDURB, que fecha algumas ruas para os pedestres, além de separar as vias de circulação de carros do fluxo dos ônibus das escolas de samba, que transitam em faixas exclusivas. Dessa forma, não há grandes problemas de trânsito nas regiões mais movimentadas.

trânsito bauru policiamento carnaval

A EMDURB planeja o trânsito fechando algumas ruas para os pedestres e separando uma via para as escolas de samba (Foto: Monique Ferrarini)

Outra questão é quanto aos vendedores ambulantes, que estão proibidos de vender bebidas em garrafas de vidro pelo fato de poderem apresentar um risco à segurança das pessoas. Ricardo Barreto, diretor da Divisão de Fiscalização, declara que “os ambulantes são regulamentados e cada barraca tem um local determinado para se instalar”. No sambódromo, a entrada com garrafas de qualquer tipo é vetada.

Além do policiamento, é preciso que cada pessoa tenha consciência de medidas preventivas que pode tomar para seu bem-estar. Assim, o carnaval pode ser um momento divertido e tranquilo para toda a cidade. Confira as dicas passadas pela Capitã Marestoni para os dias de folia:

• Planeje antecipadamente o local em que você deseja estar, com informações detalhadas de como chegar, locais onde frequentar, horários, etc. Existem locais que, nessas datas, ficam fechados para circulação exclusiva de pedestres. Mantenha-se informado para não ser pego de surpresa;

• Mantenha sempre sua atenção;

• Nos bailes e festas, mantenha seus objetos à frente de seu corpo (como bolsas, por exemplo);

• Fique atento às pessoas que estejam ao seu redor;

• Mantenha especial atenção com as crianças. Uma boa ideia é identificá-las com etiquetas (nome dos pais, endereço e telefone para contato);

• Marque pontos para reencontros em caso de separações de seu grupo;

• No caso do consumo de bebidas alcoólicas, faça-o de forma consciente. Evite beber em demasia, pois álcool em excesso só serve para estragar sua festa, a festa dos outros e ainda trazer transtornos muito maiores;

• Não dirija após a ingestão de bebidas alcoólicas;

• Não aceite bebida de pessoas que você não conhece;

• Tenha dinheiro separado para pequenas despesas;

• Cuidado com esbarrões e empurrões. Seja cordial. Evite brigas e desordens.

Reportagem: Daniela Leite

Produção Multimídia: Gabriel Dos Ouros

Edição: Bheatriz D’Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *