Buffer: organizando suas redes sociais
Acreditamos se tratar quase de uma convenção social quando dito que a vida de jornalista é corrida. Imagine se fosse só de jornalistas. A vida corre num ritmo acelerado e o Buffer foi criado para se adaptar a essa nova realidade.
O aplicativo, feito para IOS, Android e com extensão para Chrome, Firefox e Safari foi criado para gerenciar postagens nas redes sociais. Através dele, é possível centralizar todas as postagens, definindo horários para elas irem para as redes (Facebook, Twitter, Linkedin, Google Plus, entre outras) e também ver as estatísticas de cada post, analisando o efeito que ele causou e quantos likes teve, por exemplo, numa determinada hora programada.
Além disso, o aplicativo também proporciona a opção de indicar ao usuário, os posts que estão tendo melhor desempenho e popularidade no dia. Isso ajuda na produção de conteúdos assertivos nas mídias sociais. E é muito fácil ter acesso a esse programa, mas é necessário saber inglês. Para começar você deve usar seu e-mail, conta de facebook ou twitter para se cadastrar, daí você escolhe em qual fuso horário está (para o horário das postagens baterem com o do seu computador ou celular), adicionar suas contas de suas redes que você quer controlar por ali e pronto! Se você esta usando de forma gratuita, poderá agendar até dez postagens e ter cinco redes sociais cadastradas, podem ser conta pessoal ou de grupo dependendo da rede, agora se você optar por assinar o programa, as suas postagens sobem para 100 e suas redes sociais para 10. O valor a ser pago por mês são 10 dólares, ou por ano, 102 dólares.
Outro ponto interessante do Buffer é que ele tem um criador de frases e imagens próprio, acessível tanto pra quem usa ele de graça ou paga, conhecido como Pablo. Existe ainda a possibilidade de formatar a imagem com o tamanho do Facebook ou do Instagram. Bem fácil de usar. Os desenvolvedores do serviço também pensaram em quem quer usar o programa de maneira profissional, como agências ou negócios. O projeto feito para eles tem outro perfil e grupos podem ser formados para ajudarem a colaborar no trabalho. Segundo a empresa, mais de 2.500 estabelecimentos já aderiram ao uso da ferramenta e mais de 2 milhões de pessoas também estão usando.
O jornalismo hoje em dia está conectado diretamente às redes sociais, e não somente redes corporativas mas também os pequenos meios e mídias também querem alcançar espaço nessas redes. O buffer vem pra dar eficiência ao trabalho do jornalista ao torná-lo o mais otimizado possível quando estamos falando de internet e alcanço das informações. O buffer é pra quem deseja organização e praticidade.