Browse By

Mais uma vez, o Incrível Vado

45 anos no palco, mais de 12.000 apresentações e Guiness World Record tornar o ator e diretor, Benedito de Souza, em uma lenda.

A cortina se abre. No palco, um grande homem no mundo do teatro se prepara para entrar em cena. Só precisa de um sistema de som pequeno iluminação, e ele incorporou mais de dezesseis caracteres, para chocar o público.

Por mais de cem minutos, com a ajuda dos versos de Castro Alves, o ator e diretor, Benedito de Souza, Vado, leva o público a uma incrível viagem através da história dos escravos no Brasil; uma odisséia cheia de heróis, lugares, emoções, barbaridades e outros fatos que ajudam a retratar os horrores da época da escravidão no país.

Esta adaptação teatral do poema “O Navio negreiro” virou 45 anos no palco, sem interrupção. Mais de 12.000 apresentações por todo o Brasil, em diferentes capitais das Américas, e em vários países da Europa e da África, ganhou o “World Record Guiness” pela produção mais longa de uma obra no palco, a nível mundial.

Em uma entrevista depois de sua apresentação com casa cheia na cidade Bauru, este nativo de Mogi Guaçu, São Paulo, falou sobre sua carreira no palco, e a importância de resgatar a cultura no tempo atual.

Vado

“O Navio negreiro” virou 45 anos no palco, sem interrupção. Foto: Julián Vivas

 

Por que você acha que é relevante “Navio Negreiro” para a cultura brasileira?

Eu acho que a importância é que o navio Navio Negreiro convida a integração entre os povos, dá uma mensagem de amor, tolerância e, principalmente, ensina a história do meu povo, mensagem importante, especialmente agora que o Brasil ta passando por tempos difíceis.

.O Navio mostra a dor sofrida pelos escravos, e trazê-lo para o presente. É por isso que é necessário conhecer, porque e está cheio dessa história que precisamos e sem o qual  não poderia viver.

Que papel tem Castro Alves em sua vida?

Castro Alves é meu amigo, colega, está presente nas minhas orações, quando estou em apuros, eu digo me dar uma mão. Neste ser o que alguns chamam de “todo-poderoso”,eu chamo Castro Alves.

Sua grandeza me energiza, está comigo no palco, conversa comigo, me ajuda para representar cada um de seus personagens, só então pode dar vida a esse grande navio que é conduzido por ele.

o Incrível Vado

Vado ganhou o “World Record Guiness” pela produção mais longa de uma obra no palco. Foto: Julián Vivas

Mais de 45 anos no palco um Guinness World Record três continentes visitados … O que te motiva a entrar no palco?

A vida é maravilhosa, todo mundo tem que começar a fazer alguma coisa, e eu escolhi para fazer isso

No entanto, existem alguns coincidências: Castro Alves escreveu Navio Negreiro em 1868, cem anos mais tarde, em 1968, eu, um pequeno ator, representaria o seu trabalho. E de lá só sei que ele e eu somos grandes amigos e falamos  diariamente. Ele e público, são as minhas grandes motivações.

Uma mensagem para quem ainda não foi imerso nesta Navio Negreiro:

Venha você, veja, se surpreender, sentir o teatro. Isso é fantástico, e tenho certeza que cada uma das palavras expressas aqui são aqueles que você tomar para o resto da sua vida.

Seu público mais jovem falou que foram  “completamente surpreso” que “são outros depois Navio Negreiro” que Vado é “um mestre do teatro.” A maioria dos adultos confessar “que nunca se cansam de ver esta peça de teatro” que embora eles viram anos atrás, o artista tem a capacidade de se adaptar e trazê-lo à nossa maneira diária de uma forma  irreverente; porque isso é o Vado, um gigante no palco.

 

Repórter: Julián Vivas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *