Consumo x Meio Ambiente: uma relação para ser repensada
Entenda a relação conflituosa entre desenvolvimento econômico e sustentabilidade e conheça os esforços para equilibrá-la no futuro
Você já pensou na relação entre o consumo e o meio ambiente? Tudo começou com Primeira Revolução Industrial, no final do século XVIII. Seus impactos ambientais questionam a capacidade do planeta de suportar mais décadas com ritmo atual da indústria.
Produção, consumo e descarte são as principais engrenagens do sistema capitalista, todas movimentadas pelo meio ambiente. Enquanto a primeira explora matérias-primas naturais e as transforma em produtos, a segunda está associada ao que adquirimos no supermercado, na farmácia, na loja de eletrônicos. O descarte, por fim, “devolve” ao ambiente o que foi consumido, muitas vezes de maneira irresponsável, temática amplamente discutida em nossa edição nº 34.
A pesquisadora e especialista em gestão do meio ambiente e sustentabilidade, Nelí Aparecida de Mello-Théry, explica que “o mundo capitalista e globalizado é insustentável: produz-se em um lugar, mas o que é produzido circula no mundo todo”.
As estratégias para manter o sistema operando incluem a criação de novas “necessidades” de consumo e a obsolescência programada. No entanto, não há preocupação em gerenciar adequadamente os recursos renováveis e não-renováveis.
O reaproveitamento de materiais recicláveis e o descarte apropriado do lixo também não são vistos como uma necessidade urgente para o bem estar do planeta por boa parte das grandes corporações. “Se a base do capitalismo é produzir infinitamente, ele cria e recria produtos; cria e recria a necessidade de consumo para todas as sociedades, ainda que o nível em que cada uma delas o pratique seja distinto”, comenta a pesquisadora.
Mas como chegamos a esta realidade?
Para compreender a relação consumo/meio ambiente, é preciso conhecer os fatos históricos e reflexões sociológicas sobre as mudanças na sociedade moderna. Se antes alavancar as produções era sinônimo de progresso, hoje o termo está constantemente associado à harmonia entre consumo e sustentabilidade. Apesar das palavras estarem aparentemente em constante desacordo.
Alguns dos desafios elencados por Nelí para o desenvolvimento sustentável nas sociedades atuais incluem: compreender que não é possível estender para todos o mesmo padrão predatório de consumo da parcela rica da população e buscar alterá-lo; reverter a situação dos países mais pobres, que vivenciam a exclusão tecnológica e o desemprego e avançar na compreensão e implantação de uma economia circular.
Para explicar em mais detalhes como consumo e meio ambiente se relacionam, o Repórter Unesp criou a linha do tempo interativa “Um século de história”, com dados do desenvolvimento industrial e tecnológico e seus impactos no Brasil nos últimos 100 anos. Você pode navegar por ela abaixo ou conferir o conteúdo na íntegra aqui.
Repórter: Ana Carolina Moraes
Produtora Multimídia: Heloísa Monteiro Scognamiglio
Editora: Camila Nishimoto