O Hootsuite é um sistema especializado no gerenciamento de mídias sociais, fundado pelo canadense Ryan Holmes.
A plataforma permite que, de uma maneira simples, o seu usuário consiga agendar e controlar os conteúdos que são publicados em suas páginas eletrônicas sociais por meio de uma única ferramenta.
Hoje, o Hootsuite possui mais de três milhões de usuários mundiais, com versões disponíveis em diversas línguas. A plataforma possui 4 tipos de planos: grátis, profissional, equipe e grandes empresas, com as versões pagas variando entre US$ 19 e US$ 99.
E como eu uso?
O cadastro é simples. O usuário tem a opção de se conectar diretamente com uma rede social ou se cadastrar com um e-mail. Mas atenção! Nessa etapa é fundamental que o usuário autorize que o Hootsuite tenha permissão para postar nas redes sociais. Essa opção irá aparecer assim que o usuário for conectando cada perfil de mídia social.
Depois de realizar o cadastro das suas redes sociais, com as configurações necessárias, é necessário que o usuário defina as guias e colunas que ficam logo na página inicial do seu perfil. Com elas é possível ter uma visão geral das suas redes sociais, como suas mensagens ou novos seguidores.
Outra ferramenta importante é a possibilidade de agendar as postagens. Com ela, é possível a publicação de conteúdos de forma regular, já que pode-se agendar mais de uma publicação em diferentes redes sociais.
Além de gerenciar as redes sociais, o Hootsuite possibilita também a elaboração de relatórios de atuação e índices de engajamento, através da integração com uma conta do Google Analythics.
Veja o vídeo tutorial para iniciantes (com legendas disponíveis em espanhol):
Já nos planos de acesso pagos são oferecidos mais funcionalidades, como atribuições de tarefas para outros usuários e criação de campanhas e concursos nas redes sociais para engajar o público.
Existe também a versão móvel. Para o cadastro de algumas redes sociais é necessário que o usuário baixe o aplicativo, como no caso do Instagram. Mas além disso, ele serve basicamente como uma plataforma móvel com as mesmas características principais de publicação e agendamento.
Tá, mas e o jornalismo?
O Hoot pode ser utilizado como uma ferramenta de auxílio no jornalismo centralizando em uma única plataforma todas as postagens de diferentes redes sociais, assim, facilitando e otimizando o trabalho do jornalista.
A ferramenta tem uma versão gratuita, o que ajuda a vida de profissionais independentes. Outro ponto importante para facilitar a vida dos jornalistas é o aplicativo para celular, que tem uma boa funcionalidade e permite que o usuário possa fazer publicações em coberturas jornalísticas externas, por exemplo.
O que nós achamos?
O aplicativo cumpre as funções que propõe, que é o gerenciamento multiplataforma de diversas redes sociais de maneira simples. Ele conta com um gerenciamento de contas completo, com suporte as mais variadas redes sociais e outro ponto positivo é que está disponível para Android, iOS e também possui sua versão para web. Destaca-se também pela fácil utilização, é um aplicativo bem intuitivo e em poucos minutos já é possível dominar suas funções. O app tem uma resposta rápida do sistema, o que faz com que dificilmente trave.
O programa peca apenas no número de perfis sociais em sua versão gratuita, sendo possível vincular apenas 3 contas. Porém, com o plano PRO por US$19,00 mensais (um valor razoavelmente baixo para uma empresa, por exemplo) é possível cadastrar até 10 perfis sociais, resolvendo esse problema e também tendo acesso a uma ferramenta Analythics melhorada em relação a versão gratuita. Portanto, o HootSuite cumpre aquilo que promete e é um bom app para o gerenciamento de redes sociais.
Conheça outras ferramentas inovadoras para o jornalismo:
+ DocumentCloud facilita rotina no jornalismo de dados
+ Banjo: aplicativo utiliza geolocalização para mostrar o que está acontecendo em tempo real