A vida é cíclica e exige movimento. Ao nascermos, nossa vinda ao mundo é celebrada e muito aguardada. Ao partirmos, nossa ida é sentida e lastimada. Mas entre dois extremos, existem vivências e memórias compartilhadas com quem cruza o caminho. O que nos move e faz com que deixemos ninhos? Quem nos recebe em novos lares?
Há quem diga ser movido por sonhos, em que bicicletas parecem foguetes e velhice soa como aventura. Outros, que o coração é latente e grita alto qual a rota. Entre encontros e desencontros, aviões que não decolam e o suor de quem liga um ponto ao outro por uma longa estrada. Não que a escolha seja sempre sua.
Somos seres que se adaptam e se transformam para caber em novos lugares. E nessas mudanças, caminhos tortuosos e congestionados podem dificultar a chegada. Ou partida. Mas nada é capaz de parar você, que pega carona em uma onda de esperança e acredita que lares temporários, também são bons lares. Afinal, a vida é aprendizado e mesmo quando o coração bate fora do peito, você continua a seguir o que acredita ser a luz. Seja qual for a sua motivação, alguém aguarda por você.
Na edição 52 do Repórter Unesp, você encontrará uma série de reportagens que retratam cenários de idas e vindas. Buscamos traçar as rotas que movimentam não apenas a vida pessoal, mas também em sociedade. Os conteúdos produzidos permitirão a você, leitor, se aproximar das histórias e vivências contadas aqui. A edição está recheada de infográficos, fotos, vídeos e emoção.
Estamos animados por esse encontro, boa leitura!
Editora-chefe: Maria Gabriela Zanotti
Editor-adjunto: Sergio Pantolfi
Gestora de Mídias Sociais: Luisa Volpe
Foto de Capa: Maria Gabriela Zanotti
NESTA EDIÇÃO:
À espera de uma vida: como lidar com a chegada do bebê
Entre medos e sonhos uma longa trajetória
Saiba como planejar uma mudança e não surtar na hora H
Cresce número de pessoas que migram em busca de trabalho
Como anda a mobilidade urbana em Bauru
Rota dos caminhoneiros: Entenda as lutas da classe e perfil dos trabalhadores
Caronas crescem como forma alternativa de transporte
Esperanças que movem: pacientes que saem de casa em busca da cura