Neste sábado (27), o Teatro Municipal “Celina Lourdes Alves Neves” recebeu ao longo de todo o dia a programação especial do IV Festival de Leitura e Literatura de Bauru – FELELI. As atrações tiveram início às 9h com a oficina de zines e se estenderam até às 20h com um show de encerramento da cantora Alzira Espíndola.
A IV edição da FELELI recebeu pela primeira vez apoio do Programa de Ação Cultural (Proac) do estado de São Paulo, o que abriu a possibilidade do evento receber mais atrações, se estendendo entre os dias 22 de abril e 1º de maio.
O evento
Para os interessados em produzir seu próprio zine, das 9h até às 13h teve oficina de produção de zines com Ingrid Martins. A partir das 13h esses e outros expositores participaram da 3º Feira de Zines e Afins (FIZ), que ao todo contou com 32 artistas vindos de todo o Brasil e Argentina.
A partir das 15h a FIZ dividiu espaço com performances de dança, e quem estava por lá pode assistir a intervenção da dançarina Clara de Clara, de Sorocaba, com a performance Corpo Declara. Logo após, a brasileira Fabiana Castro, que atualmente reside na Argentina apresentou o espetáculo Manual de Instruções, transitando entre literatura e dança, usando o livro “Histórias de Cronópios e de Fama”, de Julio Cortázar, como inspiração.
À noite, as já consagradas artistas Alice Ruiz e Alzira Espíndola fecharam o dia de apresentações. Alice participou de um bate papo com o público sobre suas obras e a literatura. Alzira apresentou suas músicas de maior sucesso e também contou com a participação de Alice, já que as duas tem uma parceria profissional consolidada há décadas. O primeiro CD da Alice, Paralelas, lançado em 2005, foi um trabalho em conjunto das duas.
Nossa cobertura
A equipe de cobertura do Repórter Unesp buscou se manter ativa nas redes sociais durante o período do festival, postando vários stories no Instagram, fazendo chamadas no Twitter e trazendo conteúdo inédito nas lives do Facebook. Houve também cobertura fotográfica, com as fotos publicadas posteriormente na página do Repórter Unesp.
Os nossos repórteres Luigi Rigoni e Gabriela Arruda entraram ao vivo seis vezes durante o evento, sempre trazendo entrevistas. Alguns dos entrevistados, por exemplo. foram uma das organizadoras da FELELI, Valcineire Castro, expositores e público participantes. A entrevista com a escritora Alice Ruiz ficou para o final, fechando a cobertura com a fala de uma das atrações principais.