Manter a agenda de conteúdos jornalísticos organizados é uma das tarefas primordiais nas redações. As opções de aplicativos que jornalistas podem usar para criar cronogramas são diversas, uma delas é o Trello.
Além disso, armazenar conteúdos –multimidiáticos ou textuais– em um único lugar é importante para a divulgação de portfólios. Uma ferramenta gratuita que exerce essa função é o Behance, da Adobe.
Conheça um pouco desses serviços que facilitam a vida dos produtores de conteúdo.
Trello
O aplicativo é um dos mais conhecidos e utilizados para organização. Mesmo na versão gratuita permite o uso da maioria dos recursos. Está disponível para computadores e celulares Android e iOS.
Nele o usuário pode criar uma conta ou logar com um e-mail Google. A ferramenta possibilita gerar times compartilhados, quadros com temas como trabalho, faculdade, etc. Você pode acrescentar cartões, onde é possível fazer listas com todas as tarefas relativas à temática escolhida.
Funcionalidades do Trello:
- Envio de notificações;
- Adicionar checklists;
- Compartilhamento de cartões com outros jornalistas, caso tenha que produzir conteúdos em grupo;
- Anexar arquivos;
Power Ups
São aplicativos externos que podem ser integrados ao Trello, ou seja, além das características dos cartões e quadros, você também pode adicionar apps como: Calendário, Google Drive, Vídeo Chamada, etc.
No plano gratuito você pode adicionar um power up por quadro, enquanto no premium é possível adicionar quantos forem necessários.
O Calendário é um power up útil para equipes de jornalistas, pois mantém as informações dos projetos e deadlines visíveis ao time. Dessa forma, é possível exibir cartões com datas de entrega, gerenciá-las arrastando e soltando cartões, ver facilmente as tarefas e marcá-las como concluídas ou em andamento.
Portanto, com essas funções o app pode ajudar os jornalistas a planejar listas de sugestões de pautas, dividir funções com a equipe durante a produção, organizar tarefas, fazer anotações das entrevistas, entre outras.
Desvantagens
No entanto, notam-se algumas desvantagens no aplicativo como:
- Não salva anotações offline (para um jornalista que faz entrevistas em campo isso pode ser prejudicial, já que este nem sempre pode contar com a internet);
- Em smartphones não há a possibilidade de anexar arquivos;
Behance
Essa ferramenta é inovadora quando o assunto é armazenamento de informações. O Behance é um programa que faz parte da Adobe Inc. Nele é possível criar seu próprio site, onde se pode adicionar suas produções, transformando-as em seu portfólio.
Ele tem como especialidade a autopromoção: Você pode enviar um link do seu portfólio para que conheçam seu trabalho e decidam se irão lhe confiar um serviço.
Além do mais, é possível separar as produções por pastas de trabalhos, projetos e organizar a identidade visual de seu site.
A plataforma pode ser acessada diretamente na Web ou, para assinantes da Adobe Creative Cloud, de vários pontos disponíveis na Creative Cloud. Da mesma forma, todas as informações que você fornecer ao Behance serão compartilhadas dentro da família de empresas da Adobe.
O Behance pode ser usado como portfólio por jornalistas que buscam trabalho. Nele é possível encontrar também diversas referências, pois eles costumam exibir seus melhores trabalhos por lá.
Abaixo você pode clicar nas imagens para conferir alguns portfólios no Behance que separamos para vocês:
Desvantagens
Algumas desvantagens são:
- Falta de um canal direto com o empregador
- Qualquer pessoa pode avaliar o trabalho, mesmo não sendo especialista na área.
- Pode homogeneizar produções, pois muitos trabalhos são usados como referências
Fazer um portfólio pelo Behance é muito simples! Para isso, é só criar uma conta, utilizando email, conta Google ou Facebook, fazer o cadastro, escolher a área desejada, criar um projeto e por fim, inserir e personalizar seus trabalhos!
Confira: