O Setembro Amarelo é o mês em que a pauta é suicídio. O tema ainda é um grande tabu e a falta de informação configura um dos principais fatores que dificultam políticas públicas e de qualidade voltadas a assuntos de sanidade mental.
Percebendo essa demanda, o CVV – Centro de Valorização da Vida, possibilita o atendimento sob completo sigilo em mais de 90 postos físicos por todo o Brasil e também pelo número de telefone gratuito, o 188. O objetivo do CVV é a fala. Segundo o projeto, “Falar é a melhor solução”.
A entidade mobilizadora promove, além dos atendimentos, que são um excelente complemento e até um “empurrãozinho” para a busca de ajuda profissional, eventos que falam desconstruída e abertamente sobre sanidade mental e suicídio. Na cidade de Bauru, a semana foi regada a eventos amarelos: houve desfile de 7 de Setembro no Sambódromo, palestras, apresentações musicais e luzes amarelas em alguns dos pontos principais da cidade, como a estátua da Havan e o Parque Vitória Régia. A cobertura textual dos eventos você confere aqui.
Na última sexta-feira, dia 14, o Repórter Unesp fez a cobertura ao vivo de dois eventos simultâneos da programação do Setembro Amarelo em Bauru. Nossa equipe se dividiu em duas: Equipe Orquestra, que acompanhou a apresentação da Orquestra do Projeto Guri, no Boulevard Shopping Nações e Equipe Anhanguera, que esteve presente na palestra de José Carlos dos Santos, representante do CVV Bauru, na Faculdade Anhanguera.
Quer conferir todas as fotos do evento? Acesse a nossa galeria!
A transmissão em tempo real dos dois locais foi realizada em múltiplas plataformas digitais: Facebook, com entradas ao vivo, Twitter, com atualizações a todo momento e Instagram, com stories salvos nos destaques e fotos exclusivas. Tudo para que quem estivesse em casa pudesse sentir que estava presente nos eventos! E bem informado, claro!
A noite de transmissão começou às 19h com a Equipe Palestra, com o repórter Danilo Mendes entrevistando o representante do CVV, José Carlos dos Santos, sobre a importância de discutir o suicídio e de não deixar o tema continuar como um tabu. O evento aconteceu no anfiteatro da Faculdade Anhanguera, e contou com a participação de alunos, professores e pesquisadores da área de saúde mental.
Nathália Sousa, também da equipe Repórter Unesp, entrevistou as coordenadoras dos cursos de enfermagem e de psicologia, Ana Carolina e Marina Luiza, que ressaltaram o público-alvo da palestra: os jovens. Essa camada da população merece uma atenção especial, principalmente, pelas cobranças e provações passadas nessa época da vida. Além das entradas ao vivo, a equipe também realizou pequenos vídeos contanto o que ocorreu durante a semana de prevenção ao suicídio, esse material adicional foi publicado entre as lives, o que garantiu um momento de respiro para os repórteres, mas sem perder a dinamicidade da cobertura online.
A Equipe Orquestra faz a primeira entrada ao vivo às 19h20 apresentando o grupo Repórter Unesp e convidando as pessoas à apresentação, além de falar rapidamente sobre os eventos que já ocorreram na cidade durante a semana de programação do Setembro Amarelo.
Depois, às 19h35, a equipe volta em tempo real para conversar com o coordenador do CVV Bauru, Luiz Ramos, que explica a relação da Orquestra com a prevenção do suicídio. Ele conta que o entretenimento ajuda na divulgação da campanha do Setembro Amarelo, que junta várias pessoas e, desse modo, passa adiante a ideia de prevenção e ajuda. Luiz reforça que a programação mescla apresentações musicais, palestras, caminhadas. Tudo para fortalecer o mesmo objetivo de união e ajuda.
Já durante o espetáculo da Orquestra do Projeto Guri, a Equipe realiza outra entrada live, de 6 minutos e meio no Facebook, durante uma pausa para a troca de partituras. Nesse momento, o repórter Gustavo Lustosa atualiza o espectador das músicas que já haviam sido apresentadas pela orquestra, como: um pot-pourri do musical Mamma Mia, uma seleção de músicas da trilha sonora do filme Avatar e um medley de Bon Jovi, por exemplo. Durante a transmissão, o Maestro Deva Balmant fala com a plateia, explicando que as músicas que seriam performadas em seguida eram mais densas e com arranjos mais homogêneos ao tema do Setembro Amarelo. Depois da fala do Maestro, mostramos na íntegra a apresentação de uma das músicas. A repórter Maria Gabriela Zanotti entrevista uma espectadora da Orquestra e a coordenadora do Guri, e Gustavo Lustosa faz uma exclusiva com o Maestro, também.
Por fim, a equipe Orquestra termina as transmissões com o Shopping já fechando as portas mas comunicando ao espectador que a cobertura continuava até às 23h com conteúdo de vídeo e foto em suas redes: Facebook, Twitter e Instagram. Também, informamos que a programação do mês do Setembro Amarelo continua! O CVV, juntamente com a Prefeitura de Bauru, continua com eventos até o dia 29 – palestra, caminhada, pedalada e tributo à banda Legião Urbana ainda formarão parte do mês amarelo.
Texto: Julia Simões e Michele Custódio | Fotos: Geovana Alves e Mariana Pires