Browse By

Shareist: crie, desenvolva e compartilhe seu conteúdo

Em tempos em que o jornalismo requer agilidade e as informações perdem validade se não compartilhadas a tempo, cada minuto é precioso. Com tantas plataformas de divulgação, como os sites, blogs e as redes sociais, fazer com que a notícia passe por cada uma delas pode ser algo trabalhoso, caso o profissional não busque auxílio na própria tecnologia. Uma das alternativas que se encontra online é o Shareist.

Desenvolvido por Scott Jangro e Damien Arlabosse, o Shareist já tem mais de dez anos no mercado. Além de divulgar conteúdos, a ferramenta ainda apresenta outras funções de vital importância para os profissionais. O próprio Shareist disponibiliza espaço para a criação das notícias ou releases, sendo possível escrever diretamente através dele.

A ferramenta também pode ser utilizada para a realização de curadoria digital. Como o produto elenca para o usuário pautas e entrega textos que estejam dentro da plataforma, alguns aspectos de curadoria podem ser utilizados no Shareist. Além disso, seu método de aplicação é relativamente simples: o usuário define o blog ou site que irá trabalhar e o tipo de conteúdo que será disposto nele no momento de se fazer um post. Podem ser compreendidas ferramentas de texto, áudio, vídeo, hiperlinks, tuítes, imagens, galerias, dentre outras formas.

O Shareist também ajuda na realização de uma pesquisa sobre o assunto que se falará no post, indicando possíveis pautas futuras ou complementos utilizáveis, dependendo do fator de escolha do usuário. Pode haver uma administração prévia por parte do cliente em relação ao calendário de postagens e de planejamento, já que um post pode ser estrategicamente pensado para diversas plataformas e redes sociais, de acordo com os critérios estabelecidos editorialmente por cada usuário em sua criação de conteúdos para os blogs e para as redes sociais.

A primeira desvantagem do Shareist encontra-se nos planos de uso. Apesar de oferecer um plano gratuito para os usuários, é nas versões pagas que estão os maiores benefícios. Escolhendo a opção “Lite”, não é possível divulgar conteúdos nas redes sociais ou publicá-los em outras plataformas. Enquanto isso, a versão “Pro” oferece esse serviço ilimitado por $25 ao mês. Além disso, há os planos empresariais, de $50/mês e $200/mês, que fornecem uma quantidade ainda maior de cadernos e de colaboradores.

Apesar da interface funcionar apenas em inglês, Scott Jangro garante que há conteúdos em diversas línguas, inclusive em português. Embora possa parecer confuso à primeira vista, após o primeiro uso, a ferramenta se torna bastante intuitiva.

Com tantas possibilidades, o Shareist é a ferramente indicada para o jornalista que quer economizar tempo e acompanhar de perto a divulgação de seu conteúdo. E se ainda ficou curioso com as funções do Shareist, vá até o canal deles no YouTube. Lá você encontra várias dicas de como usar e dos benefícios da ferramenta.

Por Amanda Moura, Giovanna Hespanhol, Marília Garcia e Victor Rezende

Podcast por: Moema Novais e Victor Rezende

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *