Browse By

Wise Madness e Acesso Hip Hop: o movimento de Bauru

Das oficinas de break às apresentações de rap, as duas ONGs movimentam e fortalecem a cultura Hip Hop em Bauru.

Wise Madness é uma Organização não-Governamental que, por meio da arte e da cultura, busca transmitir aos jovens de Bauru uma mensagem positiva sobre a vida. Oferecendo oficinas culturais (teatro, Street Dance, Break, DJing, rap) que chegam a reunir centenas de jovens por semana, a ONG também é responsável por um abrigo social e dois locais de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – que em parceria com a prefeitura, dão atendimento a crianças em situação de vulnerabilidade.

Foi depois que o grupo paulistano Extreme Impact passou por Bauru, que veio a ideia de criar o projeto. A Wise Madness surgiu em 2006, como um grupo de artes entre amigos, que queria levar cultura para a rua. Danny Pagani, responsável pelo setor de comunicação, está no projeto desde o início. “Éramos um grupo de amigos, que se reunia em casa ou em locais públicos pra ensaiar. Conforme a gente foi fazendo apresentações, o grupo foi crescendo”, explica. Em 2010, o promotor de justiça Enilson Komono entrou no projeto e cedeu um galpão da Vila Aviação para os ensaios. No ano seguinte, a Wise se tornou oficialmente uma ONG.

A entidade hoje é tão grande, que Danny não consegue medir: “através da parte cultural, a gente gera transformação de vidas. A cultura é uma forma de trazer e mostrar a importância que o jovem tem perante a sociedade”. O reconhecimento vem principalmente das escolas. “Toda vez que a gente passa por uma, os professores percebem uma mudança de comportamento da galera”, comenta. Mas, em Bauru, ainda faltam empresas que apoiem a causa e colaborem com o projeto, colocando em prática a responsabilidade social de que tanto se fala.

 

 

Acesso Popular

O Acesso Hip Hop é um projeto da Rede de Pontos de Cultura, da Prefeitura Municipal de Bauru em parceria com o Ministério da Cultura. É uma das entidades que movimenta o Hip Hop na cidade promovendo, por exemplo , oficinas de breaking, batalhas e apresentações em escolas.

“Muitas vidas foram transformadas pelo Hip Hop”, conta uma das coordenadoras do Ponto de Cultura, Rayra Pinto. “O espaço que o Hip Hop tem hoje na cidade foi bravamente conquistado. Havia muito preconceito antes, mas o movimento ganhou respeito e visibilidade, porque mobilizou muita gente, mexeu com a rotina e a vida de muitos jovens”, explica.

O projeto foi aprovado pelo governo para filmar um documentário sobre a história do movimento Hip Hop em Bauru, fazer um levantamento dos grafiteiros da cidade e produzir um CD com grupos de rap, mas o trabalho é muito maior. Rayra explica: “entendemos que esses trabalhos são importantes porque envolvem e alcançam muita gente, trocando, aprendendo, levando e produzindo cultura, arte, conhecimento e debates políticos”. Ela comenta ainda que, tudo isso é “fruto de um processo, semeado por muitas mãos, há bastante tempo”.

 

O breakdance na cidade de Bauru

Saiba mais sobre o cenário Hip Hop em Bauru

Acompanhe o blog do Acesso Hip Hop

2 thoughts on “Wise Madness e Acesso Hip Hop: o movimento de Bauru”

  1. Pingback: O break é a frase - Repórter Unesp
  2. Trackback: O break é a frase - Repórter Unesp
  3. Pingback: Nº 12 – 2015 | Corpo e movimento: ritmos, dança e coreografias - Repórter Unesp
  4. Trackback: Nº 12 – 2015 | Corpo e movimento: ritmos, dança e coreografias - Repórter Unesp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *