Parque Vitória Régia recebe o Viva Bauru
Para celebrar o aniversário da cidade, a Prefeitura Municipal em parceria com o Jornal da Cidade e a rede Confiança Supermercados organizaram três dias de festa. Todas as atrações do Parque foram gratuitas, com uma programação para diversos gostos e idades
No dia 1º de agosto, Bauru completou 119 anos e, para comemorar essa data, o Parque Vitória Régia foi palco do Viva Bauru. O evento começou na noite de sexta-feira e durou todo o final de semana, com atrações que começavam por volta das 9h e iam até às 22h. Shows, exposições, carrinhos de comida, brinquedos para as crianças e a Festa do Sanduíche Bauru atraíram milhares de pessoas que encheram o Parque e as ruas ao redor.
A abertura do evento contou com a presença em peso de políticos municipais e estaduais que discursaram sobre a importância da cidade e o carinho quem têm por ela. O prefeito Rodrigo Agostinho aproveitou a ocasião para anunciar a liberação do viaduto que liga os bairros Vila Falcão e Jardim Bela Vista e que demorou 22 anos para ser concluído. Outras autoridades, como o diretor do Jornal da Cidade, um dos organizadores do evento, também estiveram presentes e discursaram.
Para dar início às festividades, a Banda Sinfônica Municipal de Bauru, sob a regência do maestro André de Souza, se apresentou com um repertório exclusivo de músicas brasileiras. De acordo com André, essa participação já é uma tradição e as músicas apresentadas fazem parte do CD lançado pela banda no ano passado. “A gente selecionou esse repertório baseado na história das bandas. Nós tocamos músicas tradicionais, como Dois Corações, também muita música brasileira e de compositores bauruenses”, explica o maestro.
Solenidades e apresentação da Banda Sinfônica Municipal marcaram a abertura do Viva Bauru 2015. Confira o vídeo:
Algumas ruas próximas ao Vitória Régia foram interditadas para garantir a segurança dos participantes do evento. Segundo o tenente Bruno de Oliveira, da polícia militar, a expectativa de público flutuante era de 50 mil pessoas, principalmente no sábado, quando parte da Avenida Nações Unidas também foi fechada para o Viva Bauru. Nesse dia, as crianças aproveitaram para empinar pipa e usar os brinquedos infláveis oferecidos gratuitamente pela Secretaria de Esportes e Lazer.
Reginaldo Balbino da Silva, marceneiro, aproveitou o dia para exercer a sua segunda profissão: vendedor de pipa. Ele conta que participa das comemorações do aniversário da cidade há sete anos e chegou ao local às 7h da manhã para iniciar as vendas. Segundo Reginaldo, o evento estava muito bom, “só faltou um pouquinho mais de banheiro”.
Nem só de música se faz uma festa
O Viva Bauru contou ainda diversas exposições: do Corpo de Bombeiros, da Marinha Brasileira, do Exército Brasileiro e de Veículos da Secretaria do Meio Ambiente. O motoclube Mutantes também marcou presença com os seus triciclos. Martins Alegria, integrante do motoclube, conta que o grupo surgiu em 2002 e, atualmente, possui aproximadamente 25 integrantes. Já faz cinco anos que os Mutantes participam do evento: “todo ano a gente vem, o próprio pessoal da Prefeitura já avisa a gente”, explica Alegria.
O Serviço Nacional Aprendizagem Industrial (Senai) também esteve presente expondo os produtos que desenvolvem nos cursos de eletrônica, gráfica e confeitaria – que, inclusive, ajudou na confecção do Big Bolo. Eles apresentaram também um manequim uniformizado com uma roupa idêntica à do astronauta Marcos Pontes e o robô aranha movido por controle remoto, o que atraiu a atenção do público.
Segundo Carlos Cardozo, orientador de prática profissional no Senai, o movimento nos estandes foi grande. “Para a nossa surpresa, tivemos muita procura, muita busca por informações a respeito dos nossos cursos, principalmente dessa área educacional”, explica. Carlos afirma que, além de estar junto com Bauru na festa, o objetivo era divulgar os cursos que oferecem e que estão com inscrições abertas até o dia 10 de Agosto.
Confira a galeria com algumas das atrações do evento:
O show não pode parar
Ao longo de todo o final de semana, o Vitória Régia foi palco de diversas bandas, show de marionetes, apresentações de danças e circo, além da Feira de Artesanato Ubá. Na tarde de sábado, o Coletivo Samba promoveu o Encontro de Sambistas em uma animada roda de samba. Essa atração já é tradicional e existe há mais de seis anos no evento: “nas primeiras vezes a gente puxou várias cadeiras, duas mesas, pegamos os instrumentos e fizemos uma roda de samba sem pretensão nenhuma”, afirma Ivo Fernandes, coordenador do Coletivo.
O Coletivo Samba existe desde o ano passado e, segundo Ivo, “é um movimento para resgate do samba de raiz, juntamente com qualquer pessoa que se sinta sambista e se proponha a fazer projetos em torno do samba e do samba de raiz”. Durante a roda, o grupo tocou músicas de artistas como Zeca Pagodinho, Jorge Aragão e Jovelina Pérola Negra. “Todo ano é bem bacana, achei bem legal e foi interessante trazer o samba de raiz para as pessoas que não conhecem”, afirma.
Rosângela Aparecida de Oliveira trabalha com limpeza e foi ao evento para levar os filhos no parquinho. Ela conta que estava acompanhando a roda de samba desde as 16h e que estava achando a apresentação ótima. Já Rúbia Marques foi ao evento só para passear e afirma que sempre vai às comemorações do aniversário de Bauru. Ela disse que estava achando o evento bom, mas que faltou colaboração dos habitantes presentes com a limpeza do Parque.
Apresentação da Big Band da Jazz Sinfônica de São Paulo no Vitória Régia:
Para encerrar as comemorações do Viva Bauru, a Big Band da Orquestra Jazz Sinfônica, de São Paulo, se apresentou na noite do domingo. Eles tocaram composições “dos grandes”, como disse o maestro, além de algumas versões, como a de Ponta de Areia do Milton Nascimento. O público estava bastante receptivo, o que fez a banda atender ao pedido de “mais um” com mais duas músicas.
Big Band da Jazz Sinfônica de São Paulo fechou o Viva Bauru 2015:
Reportagem: Moema Novais
Produção Multimídia: Caroline Braga e Geovanna Hespanhol
Edição: Flávia Nosralla