Mais do que ração
Mercado para animais de estimação está crescendo e oferece serviços de luxo pra os bichanos
Há tempos que o mercado para animais de estimação não está limitado a rações e brinquedinhos. Os pet shops estão cada vez mais sofisticados e além de oferecerem os produtos tradicionais para os animais, também têm investido em serviços como hotel, tratamentos estéticos e produtos especiais, como ração para controlar o peso do pet.
Em meio a crise econômica pela qual passa o país, o mercado pet foi alvo de medidas da Receita Federal e da Secretaria do Estado de São Paulo, a fim de garantir que o preço dos ingredientes das rações não sofram aumento nos preços. Essa estabilização nos custos de matérias primas é também repassada para o custo final dos produtos, que acabam não sofrendo alteração.
A medida foi uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), pois o setor sofre com altas cargas tributárias que são repassadas para o valor final dos produtos. Com uma redução de 30% nos tributos o faturamento total do setor pode crescer em até 12,2%, segundo a Abinpet.
No Brasil, segundo pesquisa do Instituto Pet Brasil (IPB), o setor pet está concentrado em microempresas, as lojas de bairro. Ainda de acordo com os dados do IPB, são 28.883 lojas desse porte no país, que possuem um faturamento mensal entre R$60 mil e R$100 mil e prestam serviços (banho e tosa) e também vendem produtos do setor.
Parte da família
Em muitas casas os animais de estimação já não são mais chamados assim. O hábito de considerar os pets membros da família foi comprovado em pesquisa da Consumoteca feita em parceria com a revista Exame PME e comprovou que muitas pessoas tratam seus bichinhos como familiares.
Essa percepção do animal como uma pessoa influencia diretamente no mercado, que passa a oferecer produtos e serviços que o tratam como gente. Podem ser serviços de hotel e spa, ração balanceada e especial para animais que sofrem de sobrepeso, diabetes, problemas intestinais. Com produtos e serviços mais sofisticados a expectativa dos bichinhos pode aumentar em até 20%.
Segurança em primeiro lugar
O Brasil como segundo maior mercado do setor e com a segunda maior população de gatos e cachorros, oferece pet shops que disponibilizam serviços dos quatro segmentos do mercado, que são pet food (alimentação), pet vet (medicamentos e veterinária), pet serv (serviços e cuidados com animais) e pet care (equipamentos, acessórios e produtos para higiene e beleza).
Medidas legais e de segurança para os pets têm sido adotadas e influenciam no mercado de acessórios do setor. Em relação ao transporte de animais dentro de veículos, existe a necessidade de cintos ou caixas de transporte que garantem tanto a segurança do animal como do motorista e passageiros. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no artigo 235 do Código de Trânsito considera como infração grave a condução de animais em partes externas ao veículo, e o artigo 252 considera como infração média o transporte de animais à esquerda do motorista ou entre seus braços e pernas.
Em trabalho conjunto com as leis, o mercado de pets desenvolve acessórios que facilitam a vida dos animais e de seus donos. No caso do transporte dos animais dentro de veículos existem as caixas de transporte, que podem ser usadas por cachorros e gatos de todos os tamanhos; o cinto de segurança peitoral, para cães de pequeno, médio e grande porte; e o assento cadeirinha, para cachorros de pequeno porte.
Com um mercado ainda em expansão, é possível encontrar serviços e produtos que atendam todos os bolsos, desde quem procura produtos e serviços básicos para o seu animal, até quem queira oferecer para seu bichinho tudo do bom e do melhor. Mais do que do brinquedinho novo, seu pet está ansioso para receber atenção e carinho de seu dono.
Repórter: Mariana Amud Fernandes
Produção Multimídia: Adriana Kimura e Michael Barbosa
Edição: Rodrigo Berni
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