Piktochart: a nova ferramenta para criação de infográficos
Trabalhar com aplicativos para Design como Photoshop, Ilustrator, Indesign é um grande desafio para muitas pessoas. Nos dias de hoje, aumenta a necessidade de recursos gráficos em matérias, sites, jornais, revistas, etc. Com isso, os infográficos ganham cada vez mais espaço no jornalismo e tornam-se mais populares em produções impressas e digitais. O Piktochart surge e facilita a vida de muitas pessoas que são não possuem tanta afinidade com programas de Design.
O Piktochart é uma ferramenta para a criação de infográficos mais acessíveis, facilitados e dinâmicos. O site surgiu em 2011 e atualmente serve 3 milhões de pessoas e conta com 36 funcionários. O serviço foi evoluindo ao longo do tempo e hoje, é possível adicionar gráficos, figuras, formas, textos, cores e estilo das fontes.
Para utilizar a ferramente é necessário fazer um cadastro, podendo ser gratuito ou na conta “Premium”, que oferece ferramentas e templares extra, além de requerir pagamento. A versão gratuita conta com 8 layouts personalizados e para customizar o infográfico é necessário arrastar elementos pelo layout. Através do Piktochart é possível compartilhar a produção em redes sociais ou incorporá-la ao próprio site. A versão “Premium” custa US$ 29 por mês e disponibiliza mais de 100 modelos disponíveis.
Na tela inicial, o site oferece quatro opções básicas de projeto: Infográfico, Poster, Apresentação e Relatório. A maior vantagem da ferramenta é diversidade de elementos altamente customizáveis, assim, não é necessário usar outros programas ou buscar itens em outros locais. A versão gratuita também possui muitas opções de ícones, fontes, geradores de gráficos e outros elementos.
O Piktochart é acessível devido a uma versão gratuita e online que qualquer pessoas consegue entrar, já que ele não requer tanto conhecimento em Design como Photoshop, Ilustrator e Indesign. Os modelos de infográficos prontos e alteráveis também facilitam para os leigos em criação de imagens personalizadas.
No entanto, a ferramenta só pode ser utilizada em inglês, o que dificuldade para alguns usuários que não entendem a língua. A versão gratuita também não disponibiliza tantos templares e só é possível salvar as imagens em qualidade média, o que pode torná-las embaçadas e com poucos pixels.
Os infográficos estão em alto no jornalismo, fazendo o Piktochart um conteúdo importante para a área, visto que é possível utilizar o site para criar conteúdos ilustrativos e próprios sem grandes dificuldades.
A ferramenta incentiva a criatividade e autonomia de alguns jornalistas, pois torna qualquer pessoa capaz de produzir um infográfico. Além de ser uma plataforma simples, clara e organizada, capacitando e aproximando profissionais de jornalismo na criação de infográficos.
One thought on “Piktochart: a nova ferramenta para criação de infográficos”